top of page
Buscar

Terno Tradicional X Slim Fit: Qual é Melhor?

Atualizado: 18 de jun. de 2019



Alguns acham o terno clássico imbatível, outros acham a modernidade do corte slim fit perfeita, mas pesando na balança as qualidades e os defeitos das duas opções de trajes formais masculinos, qual sairia vencedor? Abaixo expomos um breve comparativo que pode te ajudar a ponderar a respeito, mas é sempre bom lembrar que tudo é uma questão de estilo e necessidade, portanto mesmo que um seja melhor que o outro, no final das conta o que importa é qual deles se encaixa melhor em sua rotina!

Terno tradicional


Caimento: Confortável

Estilo: Conservador

Características: ajustado ao corpo, mas sem ficar colado, com lapelas mais largas e dois ou três botões no paletó.

Prós: Apropriado para qualquer ocasião, não corre o risco de ficar apertado se você engordar um pouco, dá um porte mais poderoso, as vezes até intimidador, ideal para gravatas largas e vistosas, passa um ar de seriedade e compromisso, geralmente cai bem em qualquer um, seja gordo ou magro, alto ou baixo.

Contras: Se mal cortado destrói a silhueta, se você perder muito peso ele terá que sofrer ajustes ou ser trocado por outro, pode parecer muito conservador, liberdades de estilo, como a barra mais curta, não funcionam tão bem quanto no slim fit.

Calçados e acessórios: vai bem com praticamente todos os calçados e acessórios clássicos da moda masculina. Na lista entram: sapatos Oxford, chapéus Fedora, prendedores de gravata, abotoaduras, cachecóis, lenços, relógios com pulseira de couro e óculos de sol Aviador ou Wayfarer.

Terno slim fit


Caimento: ajustado a silhueta

Estilo: arrojado

Características: justo, com lapelas finas e, na maioria das vezes, apenas dois botões no paletó.

Prós: passa uma imagem moderna e jovem, continuará servindo se você perder um pouco de peso, faz você parecer mais alto, fica bem com a barra dobrada e sem meias, combina com gravata skinny discreta, dá um porte amigável e despojado, quase divertido, cai bem em pessoas magras.

Contras: muito apertado pode marcar demais, se você ganhar peso terá que aposentá-lo, pode parecer muito moderno demais determinados ambientes, não é para qualquer um, precisa estar com o físico em dia para usá-lo e, mesmo assim, homens muito alto ou muito musculosos podem ficar estranhos usando este tipo de terno.

Calçados e acessórios: leva vantagem sobre o terno clássico, pois seu estilo mais descontraído permite o uso de alguns acessórios mais leves como pulseiras, broches, lenços coloridos, sapatos levemente casuais, meias coloridas e relógios com design mais arrojado.

Resultado


Os dois tipos atendem bem as necessidades masculinas, mas o terno clássico leva vantagem quando levamos em consideração o corpo de quem usa, podendo ser gordo ou magro, pois seu corte permite, além disso, impõe mais respeito passando uma imagem mais séria.

O terno slim fit, por outro lado, é ótimo para alongar a silhueta e valorizar o corpo de quem é magro, aceita alguns toques mais informais, principalmente quando falamos em acessórios e, justamente por isso, cria uma imagem mais descontraída e jovem.

O resultado final é um empate, já que cada um deles se adéqua a um tipo de homem e não seria correto pender para um ou outro, mas eu diria que, na dúvida, o terno tradicional ainda está levemente a frente, pois nunca sai de moda e é adequado para qualquer lugar e situação, sendo também mais democrático no quesito forma física.

Mais algumas considerações:


É importante destacar que mesmo o costume tradicional sofre, o tempo todo, a influência das tendências da moda. O modelo atual é bem mais ajustado ao corpo do que o de 10 ou 15 anos atrás e muitas vezes se confunde com o slim fit.






Nos dias de hoje o que importa é a função que a roupa tem na sua vida, o quanto ela contribui no seu dia a dia e não apenas o que é melhor ou pior de acordo com uma perspectiva unilateral.

Agora, baseado no que foi exposto aqui, pese os prós e os contras e escolha algo que tenha relação com seu estilo, seu ambiente profissional e sua visão da moda masculina!


Fonte: www.canalmasculino.com.br

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page