Buscar

Roupa social masculina: Entenda as diferentes peças


Uma pergunta que muitos fazem, " Qual é a diferença entre terno, costume, blazer e paletó?".

Há muita dúvida na hora de identificar o que compõe um terno, um costume, o paletó ou o blazer, mas fique ligado neste post e aprenda um pouco sobre a roupa social masculina.


Terno


O terno é composto de três peças que são: o paletó, a calça social e o colete. É a composição mais clássica e formal de todas, mas que pode ficar menos sóbria se vocês usarem cores mais chamativas e alegres.


Não há como negar que usar um terno deixa qualquer pessoa muito mais elegante e alinhada. É um item que muitos julgam ser obrigatório ter no armário masculino.


Seja para o uso diário, por causa do trabalho ou para encontros e eventos que exijam maior formalidade, aposte também em peças mais ousadas.


Costume


No Brasil convencionou-se chamar de terno qualquer combinação de calça e paletó, mas quando o conjunto vem sem o colete, essa união de roupa social masculina deve ser chamada de costume.


É uma composição mais versátil do que o terno porque além de ter estampas mais ousadas, pode-se usar com outras peças menos formais.


Dica: Ao usar um costume com tênis, pode-se até trocar a camisa social por outra peça, com uma polo igual na foto acima.


Como vocês podem observar nas imagens, o costume nos dá a liberdade de usá-lo com tênis, principalmente na cor branca, camiseta polo ou outras peças mais casuais.


Abaixo um quadro comparativo entre terno e costume.



Paletó


Como já foi citado anteriormente, o paletó é uma peça da roupa social masculina que faz parte ou do terno ou do costume. Em ambos os casos a cor do paletó é a mesma da calça e colete.


Em combinações de peças mais ousadas, o colete pode se diferenciar pela cor, porém ainda fazendo parte do conjunto. Mas lembrem-se, sempre a calça social e o paletó terão a mesma cor ou estampa.


Blazer


O blazer é muito parecido com o paletó, mas pode ser adquirido separadamente sem a calça. Pode se diferenciar também pelo tecido usado como o moletom, por exemplo, ou outro mais leve.


É o mais casual dentre todos os itens citados neste post e pode ser usado com calça jeans, calça de alfaiataria e, até mesmo, bermuda de sarja. Ou seja, é uma peça de roupa social masculina bastante versátil. Alguns especialistas em moda condenam o uso do blazer com calça social, outros dizem que pode ser usado sem problemas. A polêmica se dá pela diferenciação das cores entre eles.


Veja abaixo um quadro comparativo entre paletó e blazer.



Outfits com roupa social masculina


Dois looks mais casuais com as peças abordadas neste artigo. Na primeira imagem, o rapaz está usando um blazer em tom de verde que, junto com as outras peças e acessórios, deixou bem despojado o visual. É uma combinação que tem o nome de esporte fino e é ideal para usar no trabalho, num passeio e, até mesmo, em eventos no período da tarde ou que não exijam tanta formalidade na vestimenta.


O segundo modelo está usando um costume marrom bem claro e, para deixar o visual mais despojado, optou por uma camiseta com listras horizontais e um tênis casual do tipo Slip On.

As dicas de onde e quando usar do primeiro look valem para este segundo também. E, quanto ao tênis, o Slip On é uma ótima alternativa para quem não quer usar um sapatênis ou tênis esportivo.


Fonte: https://marcodamoda.com.br/roupa-social-masculina-entenda/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mount Vernon Confecções LTDA

Av. Washington Luiz, 620 - Jardim das Rosas- Espírito Santo do Pinhal, SP 13990-000

CNPJ - 02.797.752/0001-50       IE - 530.031.326.110

SAC: (19)3651-3525 | atendimento@mountvernon.com.br

0