top of page
Buscar

Qual é a Diferença Entre os Fios da Camisa Masculina?


Fio 60, Fio 80, Fio 100, você já viu esse tipo de classificação no tecido de sua camisa, agora você vai saber o que significa e qual comprar!


Qualquer homem que já fez uma pesquisa séria na hora de comprar uma camisa masculina de qualidade já se deparou com classificações de tecido que falam em 60, 80, 100 fios (as vezes mais, as vezes menos) o problema é que ninguém explica exatamente o que isso quer dizer.

Pela lógica concluímos que os números mais altos fazem referência a um material mais nobre e os mais baixos a algo sem tanta qualidade – o que está certo, mas a grande questão é por quê?


Qual é a diferença entre os fios da camisa masculina?


A contagem é feita de acordo com o número de fios por cm², um tecido 120 necessita de 120 fios finíssimos para compor a área citada. O fio, embora mais fino, não é menos resistente, na verdade ele é afinado no tear até ficar com o mesmo peso de um fio mais grosso, mas muito mais delgado, confortável e leve.

Assim como no caso da lã fria, que também obedece uma certa numeração, o tecido de camisa encarece ao passo que é necessário mais trabalho e material de maior qualidade, então uma camisa fio 60 vai custar mais barato que uma fio 120, claro.

Fique esperto na hora de comprar

Isso quer dizer que a de maior numeração é melhor? Depende! Você pode comprar uma camisa de tecido excelente, mas com péssimo corte e acabamento, assim como pode comprar uma peça de material não tão nobre, mas feita com total capricho.

Outro problema está na qualidade do algodão, não adianta ter uma camisa fio 100, 120 ou até 160, com algodão de baixa qualidade, é por isso que atualmente muitos dos fabricantes informam se trata-se de um Pima Cotton ou algodão egípcio, duas matérias-primas altamente conceituadas.

Qual é a melhor escolha?

Como as camisas de baixa titulagem (60, 70 ou 80) amassam menos, eu as considero boas para trabalho. Dá para tirar o paletó e ficar sentado sem tanto medo de aquele amassado ou vinco horrível nas costas ou na barriga. Também são melhor opção em uma viagem, pois amassam menos na mala.

Acima do fio 100 você tem um tecido mais sofisticado, mas que amassa com mais facilidade. Dá para usar no escritório, mas tem que ser bem mais cuidadoso.

Camisas com tecido fio 200 ou acima disso são bem mais difíceis de encontrar, além disso são caríssimas, com visual e toque incríveis, mas amassam só de olhar, é o tipo de roupa para guardar para ocasiões especiais como um casamento bem formal, por exemplo.

A melhor escolha depende da ocasião, compre pensando em onde e quando vai usar, na impressão que quer passar e se a camisa não acabará toda amarrotada no final.


Fonte: www.canalmasculino.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-os-fios-da-camisa-masculina/

716 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page