top of page
Buscar

Quais são os Tipos de Gola de Camisetas e Blusas


Quais são os tipos de gola de camisetas e blusas que você conhece? Pode parecer apenas um capricho estar inteirado desse assunto, mas conhecê-las pode ajudar a escolher melhor suas roupas e saber o que harmoniza com seu tipo de corpo.

Assim como os colarinhos de camisas podem ajudar a destacar seu rosto, as golas de camisetas, blusas e afins influenciam a maneira como as pessoas enxergam seu corpo!


A gola é encontrada comumente em camisetas, blusas de malha masculinas, tricôs e afins, ela dá acabamento a peça de roupa na altura do pescoço, e permite que ela seja vestida sem a necessidade de botões frontais, como nas camisas.

Temos 6 tipos mais comuns, mas cada um deles com um formato e particularidades diferentes que podem ou não te beneficiar, veja abaixo:


Gola Careca ou Gola Redonda


É a gola mais comum nas camisetas, fazendo o contorno da base do pescoço com perfeição. Possui elasticidade para permitir passar a cabeça, já que é mais fechada que a gola V e a canoa. Pode ser fina comum ou grossa com maior capacidade de expansão.


Onde você vai encontrar: camisetas, tricôs, retilíneas, blusas de algodão, moletons.


Melhor para: homens altos e magros, embora não chegue a prejudicar expressivamente outros biótipos.


Gola V


Com acabamento geralmente mais fino (não é regra), ela tem mais espaço para passar a cabeça, logo não tem tanta necessidade de elasticidade, com o desenho em V avançando até o peito.

O tamanho do V pode variar, embora seja de consenso geral de que a gola muito grande (gola V cavada) sacrifica a elegância e tende ao exagero.


Onde você vai encontrar: camisetas, tricôs, retilíneas, blusas de algodão, moletons.


Melhor para: destacar a região do tórax nos homens encorpados, alongar o pescoço e consequentemente a silhueta nos baixinhos ou gordinhos, ou seja, é bem democrática!


Gola Canoa


É fácil reconhecer a gola canoa se você sabe o que é uma blusa breton pois ela é a marca registrada desse tipo de peça, se não sabe do que se trata, dê uma olhada neste texto.

O nome desse tipo de gola já indica seu formato, com o meio mais largo, diminuindo nas extremidades, como uma elipse pontuda ou uma canoa vista de cima.

O acabamento pode ser mais caprichado ou apenas um simples corte a fio no tecido para que sua aparência fique bem casual e despojada.


Onde você vai encontrar: camisetas, tricôs, retilíneas, blusas de algodão, moletons.


Melhor para: homens com ombros bem desenhados ou musculosos, embora não haja impeditivo para qualquer outro biótipo, apenas evite aquelas que avançam demais para a ponta dos ombros.


Gola Rolê (ou Rulê)


Muito apreciada nos países frios, não encontrou muito público entre os homens brasileiros, em parte, e principalmente, por causa de nosso clima quente.

A gola rulê, conhecida por razões óbvias como turtleneck nos países de língua inglesa, cobre o pescoço até a altura do queixo, dobrando-se para baixo, até voltar para a base do pescoço, criando uma segunda camada de tecido.


Onde você vai encontrar: camisetas de manga longa, tricôs, retilíneas, blusas de algodão.


Melhor para: quem tem pescoço fino e/ou longo. quem tem baixa estatura pode usar, desde que use uma combinação de cores ou estampas que alongue a silhueta.


Pior para: quem tem papada grande, aqueles que estão muito acima do peso ou pessoas com rosto muito redondo.


Gola U


São as golas usadas em camisetas mais abertas, como as tipo regatas. O formato realmente se parece com uma letra “U” que se alonga abaixo de onde terminaria a gola careca e chega até mais ou menos a metade do peito.


Onde você vai encontrar: quase que obrigatoriamente em regatas.


Melhor para: homens musculosos, mas a verdade é que quando o calor bater na praia todo mundo vai usar uma dessas.


Gola Larga ou Oversized


Nada mais é do que uma gola careca que foi alargada. Pode dar impressão de desleixo, então é bom usa-la com cuidado e combiná-la com peças que não abusem do efeito “destroyed”. Muitas vezes o acabamento é simples e sem material elástico, em outras trata-se de uma gola normal que foi propositalmente esgarçada para mostrar mais do tórax.


Onde você vai encontrar: camisetas, moletons.


Melhor para: homens com tórax musculoso.


Pior para: quem é muito magro, pois ressalta essa característica.


Gola Pescador/Xale


Própria das malhas usadas por pescadores do norte da Europa, ela é quase uma lapela que fica mais alta na parte da nuca e desce caída para os lados formando um V no peito (algumas são mais curtas) onde um lado se sobrepõe ao outro, dando um belo acabamento.


Onde você vai encontrar: tricôs e retilíneas.


Melhor para: qualquer tipo de homem, já que o formato de V que ela forma ajuda a alongar o pescoço, sem, contudo, prejudicar quem é muito alto.


Gola Henley/Portuguesa


A camisa henley talvez seja a única peça com botões a figurar nessa lista, mas sua gola merece ser identificada como um modelo único, misturando uma gola careca simples com uma fenda no centro do peito que pode ser abotoada.


Onde você vai encontrar: camisas henley, moletons e blusas de algodão.


Melhor para: qualquer tipo de homem, pois a possibilidade de abrir ou fechar seus botões a torna bem versátil.


Fonte: www.canalmasculino.com.br


1.665 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page