top of page
Buscar

O Que Vestir em uma Festa de Formatura



A segunda maior dúvida dos homens, logo depois de “o que vestir em um casamento”, é referente aos trajes usados em festas de formatura. Apesar de parecer claro para alguns que trata-se de uma cerimônia formal, exigindo ao menos o traje social (terno e gravata), tem sempre quem tente burlar as regras, mas também existem os eventos em que os próprios formandos concordam em usar um traje mais informal, então antes de qualquer coisa, seja você o homenageado da noite ou apenas um convidado, nunca deixe de informar-se sobre o dress code da festa, na maioria das vezes ele constará no convite, caso contrário você terá que perguntar a respeito para não errar.

Black Tie – Formal



O Black Tie é um dos trajes mais formais que existem, só sendo superado pelo White Tie. Geralmente é a escolha para formatura de faculdade, compreendendo o smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, sapato Oxford preto de verniz e cummerbund de cetim preto (a faixa que vai na cintura) ou colete, sendo este último menos comum. Os acessórios para este tipo de traje não permitem deslizes, o relógio tem que ser sofisticado, com pulseira de couro e as abotoaduras prateadas, no bolso fica bacana o lenço branco de seda.

Este dress code permite o costume preto com gravata preta para quem sente-se mais a vontade assim, mas provavelmente só os convidados terão essa “colher de chá”, os formandos certamente vestirão o Black Tie. Os acessórios são os mesmos do black tie, pois o nível de elegância é praticamente o mesmo.

Semi-Formal (Traje Social ou Passeio Completo)



Aqui temos uma formalidade mais acessível, pois qualquer que tenha um terno básico já está com o traje garantido. Dificilmente uma formatura vai ocorrer durante o dia, o evento é realizado a noite em 99% dos casos, então suas opções ficam na velha trinca de ternos nas cores preto, cinza grafite e azul marinho que funcionam maravilhosamente depois das 18h. O marinho e o grafite são menos sisudos e o primeiro pode ser combinado com sapatos marrons, mas eu ficaria de qualquer maneira com o calçado preto combinado com o cinto preto, pois é considerado mais elegante e adequado para este tipo de ocasião. A gravata não precisa ser necessariamente preta, mas tem que ser discreta tanto na cor, quanto nos desenhos, portanto listras transversais e microestampa em tons sóbrios são boas escolhas, já xadrezes e desenhos grandes podem ser inadequados, tome cuidado!

Traje Esporte – Casual


Como eu disse anteriormente os próprios formandos podem liberar o traje, optando por definições que nem sempre são claras como “casual Chic”, “esporte fino” ou simplesmente “esporte”, isso vai com certeza ocasionar uma dúvida danada, algo comum quando temos muitas opções e um pouco receio, portanto vou dar minha opinião sincera sobre o traje para estas ocasiões caso não queira usar um terno tradicional, mas saiba que no fim das contas, a escolha é sua!


Traje para qualquer evento que permita roupas um pouco mais casuais:


– Comece com uma camisa discreta, se for escolher um padrão, que seja um xadrez bem pequeno ou listras finas em cores neutras, as melhores cores são sempre as claras e a camisa branca combina com qualquer coisa;

– A calça pode ser uma sarja ou chino em tom neutro (bege, preto, marinho e cinza) ou um jeans bem escuro e sem desbotados, efeitos ou rasgados;

– Para deixar o look bacana opte por um sapato, de preferência um brogue, o tênis ficaria melhor em uma festa mais simples, aqui um calçado em couro é mais apropriado.

– Adicione um blazer nas cores chave (preto, grafite ou marinho). Em dias quentes tente apelar para a lã fria que é bem fresca e agradável de usar, quanto ao caimento, o slim fit de dois botões é bem jovem e moderno, cai muito bem aqui;

– Mantenha o cinto de couro tradicional, este tipo de acessório da acabamento ao look e mantém o conjunto alinhado;

Se for possível use gravata, o conjunto sempre fica mais imponente com ela, mesmo a skinny, considerada mais moderninha.


Peças e acessórios que também podem ser utilizados:


Colete: por baixo do blazer dá um ar mais nobre ao conjunto, sozinho tem um tom mais hipster, mas se você achar melhor abandonar o blazer, pode ser uma maneira de não deixar o combo muito simples;

Suspensórios: tem aquele apelo retrô que fica muito bem em algumas pessoas, se você acha que está nesse seleto grupo, vai em frente!

Lenço: dá um recado claro de que você se preocupa com seu visual e não tem medo de deixar seu visual mais elaborado. Sou totalmente a favor;

Chapéu: esse você vai deixar em casa, sinto muito!

Relógio: tem que ser o menos esportivo possível. Pulseiras de couro, aço ou titânio são bem vindas, mostradores clássicos sem muita poluição visual também;

Gravata borboleta: há quem diga que é coisa de garçom, mas eu acredito que quem sabe usar o acessório consegue montar looks bacanas e sair do lugar comum, se estiver com disposição, arrisque! Alguns exemplos:



Dicas adicionais


Descubra se o local da festa é aberto ou fechado e verifique a previsão do tempo para não passar muito frio ou muito calor;Não encha os bolsos com objetos pessoais, leve só o necessário, não há nada pior do que arruinar sua silhueta com bolsos lotados;Look “total black” não é adequado para este tipo de festa. Evite também usar camisas com cores muito escuras que vão deixar o look pesado;O jeans com jeans também é outro combo arriscado, algo mais clássico parece mais adequado;Procure dar uma aparada no cabelo caso as madeixas estejam meio rebeldes e próximas da data de corte;Tente usar o sapato escolhido antes do grande dia para dar uma amaciada;Depois de chegar a festa esqueça a roupa e divirta-se!


FONTE: http://www.canalmasculino.com.br/o-que-vestir-em-uma-festa-de-formatura-um-guia-para-homens/

592 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page