Buscar

Diferença entre Monocromático e Tom Sobre Tom



Quando falam de looks Monocromáticos ou os que usam Tom Sobre Tom como recurso de combinação de cores talvez ocorra confusão a respeito, pois é muito comum isso acontecer, já que os conceitos são parecidos de certa forma, ambos repetem a cor, mas um deles apela para suas variações, o outro não.


Ficou em dúvida? Então veja abaixo a definição de cada um e exemplos:


O que é um look monocromático?

Monocromática é aquela combinação de peças de roupa de uma única cor, sem nenhuma variação dos pés a cabeça. Um exemplo muito claro do visual monocromático está nos looks total Black (ou all Black, se preferir).


Mas não pode ter nada de outra cor?

Alguns abre exceção para os sapatos, outros para sapatos e cintos, outros para nada, o que eu acho meio radical!


Não fica tedioso?


Uma boa maneira de não ficar com um visual chapado da cabeça aos pés, mesmo usando uma só cor, e deixar o combo mais interessante, é explorar a textura do tecido para criar variações, sendo assim, misturar um tricô com um blazer de lã fria e uma camisa de algodão pode resultar em uma combinação que atrai o olhar.

Ponto positivo – alonga a silhueta, ideal para quem é baixo ou está acima do peso.

Ponto negativo – se as peças não forem exatamente da mesma cor pode ficar esquisito.


O que é o tom sobre tom?


É a combinação de peças de roupa que usa tons diferentes de uma mesma cor, ou seja, você pode combinar um terno marinho com uma camisa azul claro e estará fazendo um tom sobre tom de azuis, ou uma jaqueta marrom com uma camisa bege, por exemplo.


Mas tem que ser assim dos pés a cabeça?


Não, você pode usar o tom sobre tom na parte de cima do look, combinando uma malha uva com uma camisa lilás, mas usar uma calça jeans, seja ela clara ou escura.


Ponto positivo – é fácil de combinar: concentre-se em uma cor de uma peça e procure outras em tons diferentes, elas certamente ficarão bem juntas.

Ponto negativo – ao contrário do monocromático, tons muito diferentes podem fatiar a silhueta, o que pode ser bom para quem é muito alto.

Nota importante

Na moda não é possível, como na arte, considerar algo com variações de tom como monocromático. Um look ton sur ton e outro de uma só cor são bem diferentes e necessitam de cuidados específicos na hora de serem elaborados.


Fonte: https://www.canalmasculino.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-monocromatico-e-tom-sobre-tom/

24 visualizações0 comentário

Mount Vernon Confecções LTDA

Av. Washington Luiz, 620 - Jardim das Rosas- Espírito Santo do Pinhal, SP 13990-000

CNPJ - 02.797.752/0001-50       IE - 530.031.326.110

SAC: (19)3651-3525 | atendimento@mountvernon.com.br

0