top of page
Buscar

Dicas Para Usar Roupas de Linho no Dia a Dia


O linho parece ter alcançado seu auge neste verão, ele deixou de ser o tecido apenas de camisas de praia para ganhar o ambiente urbano em calças, jaquetas, ternos e blazers – não que eles inexistissem antes, mas agora é possível sentir uma maior aceitação do público e até um certo hype em torno deste material.


Se só agora você começou a prestar atenção no linho e está de olho em alguma peça nesse tecido, precisa antes saber de alguns fatos a respeito dele que podem te ajudar a aproveitar melhor tudo que o linho tem a oferecer.

Saiba que você vai ficar mais casual

Mesmo um elegante terno de linho é mais casual que um de lã fria, então aproveite suas peças de linho para ocasiões casuais. Um blazer desse tecido pode ser uma boa escolha para um casamento diurno, enquanto a camisa de linho é ótima para um passeio a beira-mar, ou enfrentar um fim de semana quente na cidade.

Amassados fazem parte do charme do linho

Muita gente reclama do fato do linho amassar muito… bem, este tecido não foi feito para essas pessoas, os amassados do linho sempre dão um charme especial para a peça, mas também são parte da razão de sua casualidade.


Para quem procura um visual mais equilibrado a dica é combinar o linho com outras peças casuais mas elegantes, como calças chino e sapatos tipo loafer, por exemplo.


Os blazers de linho fazem um ótimo par com jeans escuros, principalmente quando a fibra está em seu tom mais cru, pois cria um bom contraste visual.

Deixe tudo mais leve

Dificilmente um item de linho vai combinar com um casaco pesado ou roupas muito escuras. Dias claros e quentes são a boa hora para usar suas peças de linho, embora nada te impeça de usá-lo a noite também, contudo, quando pareado com algo muito invernal o tecido parece deslocado e o look costuma perder seu equilíbrio.

Não fique só na camisa de linho

Jaquetas leves de linho são uma das tendências mais recentes para homens, leves e frescas, elas são um ótimo complemento para dias amenos de verão.

É chover no molhado dizer que bermudas de linho são um ótimo investimento, além dos blazers que podem ser no tecido puro, para um visual mais rústico ou com mescla de fibras para uma aparência mais refinada.

As cores da temporada

Provavelmente você vai escolher o verão ou algum dia quente para poder se beneficiar do frescor do linho, portanto a escolha de cores também pode tirar benefício desse cenário, apostando em neutros claros como o cinza gelo, azul claro, bege e cáqui ou até outros um pouco mais vibrantes como amarelo e rosa claro.


Caimento


Você pode dar uma relaxada no slim fit e provar peças de linho com caimento mais solto, já que a ideia é fazer um look mais descontraído e relaxado, muitas vezes voltado para passeio ao ar livre.

Não pode slim fit? Claro que pode, mas as vezes é bom variar e aproveitar as propriedades térmicas do linho que deixa o ar circular com mais facilidade do que o algodão.


Cuidado com a transparência


O linho, quando muito fino, pode oferecer uma certa transparência perigosa, sobretudo quando a peça é vestida abaixo da cintura, então cuidado com underwear com cores muito fortes, desenhos ou frases, opte por tons neutros e próximos a cor de sua pele ou escolha calças e bermudas com forro.


O linho molhado também tende a ficar transparente, portanto a camisa de linho em um dia de chuva tende a deixar seus mamilos a mostra. A solução para isso é escolher uma peça com dois bolsos, eles oferecem uma camada de proteção a mais.



Pode encolher


O linho pode perder um pouco de tamanho depois de lavado, mas muita gente acha isso uma vantagem, principalmente quem comprou a peça maior, pois ele acaba ficando mais acertada. Todas as peças de linho encolhem um pouco e realmente o caimento fica mais bacana! Por isso é mais fácil encontrar peças de linho com fit “comfort”.

Tecido híbrido

É comum encontrar o linho misturado a fibras como o algodão, viscose e até elastano, isso ocorre devido a propriedade de cada uma desses materiais que acabam tornando-o menos rústico. O algodão, por exemplo, deixa o Mix menos sujeito a amassados, já a viscose traz um toque mais macio e o elastano funciona bem por dar elasticidade e ajudar no caimento.

Há quem goste do linho puro, justamente por seu visual único, mas temos que admitir que as vezes ele é um tecido difícil de lidar, além de ser mais caro!

Quanto mais usar, melhor!

Com o uso o linho vai se tornando mais macio decido a quebra de suas fibras, além disso o uso constante também pode deixar o tecido com um leve brilho adicional depois de algumas lavagens.

Nota final:

Com as misturas de fibras é possível ter uma roupa mais confortável e que amassa menos, essas novidades no tratamento do linho tornaram as peças nesse tecido mais aceitas no ambiente urbano, por outro lado, temos o homem moderno mais atento a moda e interessado em fibras naturais e frescas que possam gerar uma roupa elegante, esses elementos provavelmente são os responsáveis pela popularidade do linho nos últimos anos. Já houve mais preconceito com essa fibra natural no passado, mas, para nossa sorte, parece que o linho veio para ficar no guarda-roupa masculino.


Fonte: https://www.canalmasculino.com.br/10-dicas-para-usar-roupas-de-linho-no-dia-a-dia/




1.319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page