top of page
Buscar

COMO SE VESTIR NUMA FESTA: GUIA DOS TRAJES SOCIAIS MASCULINOS


Eis que chega um convite à sua casa. Você fica animado. Mas quando termina de ler, a alegria dá lugar à confusão. O que raios é traje esporte fino? Ou passeio completo? Relaxa, você não está sozinho nessa. Muitos homens têm dúvidas quando o assunto é “trajes sociais”. Mas não se desespere, amigo, pois preparamos um guia completo do dress code masculino, para você acertar no look de todas as festas em que for.

TRAJE ESPORTE

Não confunda “esporte” com o “esportivo”. Se você aparecer na festa com um conjunto de moletom, vai passar vergonha. O traje esporte pode ser traduzido como “casual arrumado”. Apesar do evento ser informal — tipo um jantar ou aniversário — seu anfitrião espera que você capriche no look. Ou seja? Nada de bermuda, tênis de corrida e boné.

Você pode apostar numa calça jeans ou de sarja; camisa ou camiseta; sapato casual, bota ou um tênis bonito. A gravata é dispensável, a não ser que você monte um visual bem descontraído. Para dar o toque final, um blazer bem cortado (azul-marinho ou bege) é uma ótima opção que vai fazê-lo se destacar no ambiente.

TRAJE PASSEIO OU ESPORTE FINO

Não se deixe enganar pelo nome. Não estamos falando de um “passeio” no parque ou “esporte fino” para um jogo de golfe. Essa opção é um degrau acima do “esporte” em termos de formalidade, mas continua sendo casual. Então nada de terno. Invista no combo blazer + camisa em vez disso. Calça jeans? Sim, dá para usar, desde que seja um modelo mais escuro e sério. O ideal, no entanto, é uma calça de sarja ou de alfaiataria. Para os pés, sugerimos um sapato marrom tipo o brogue ou monk strap, pois o preto é mais formal. A gravata é opcional.

TRAJE PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

Agora, sim, o terno se torna indispensável. A maioria dos casamentos e formaturas utiliza deste dress code. Como essas festas costumam ser à noite, o melhor são os ternos escuros (tipo preto, azul-marinho e chumbo). Mas se o evento for diurno, você pode apostar no bege ou cinza claro. Não pode esquecer da gravata, ok? Você pode ainda dar um upgrade no visual com o lenço de bolso.

TRAJE BLACK TIE, GALA OU A RIGOR

Quando você é convidado para um evento que pede traje black tie, gala ou a rigor, todos significam a mesma coisa: smoking com gravata borboleta. Tipo aqueles que James Bond usa nos filmes. Como poucos homens têm um destes no armário — afinal, ocasiões assim são raras — o negócio é alugar. Este dress code é usado, normalmente, em jantares de gala; casamentos ultra formais; premiações; e afins. Nossa sugestão é jogar seguro, com o look clássico preto. Apenas ouse se você estiver muito seguro do que está fazendo.

597 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page