Juliana & Rodrigo Moda Masculina LTDA

R. José Bonifácio, 53 - Centro - Esp. Sto. do Pinhal, SP 13990-000

CNPJ - 11.291.971/0001-54       IE - 530.101.556.110

SAC: (19)3651-3525 | atendimento@mountvernon.com.br

Buscar

COMO ABOTOAR O TERNO: REGRAS QUE TODO HOMEM DEVERIA SABER



A moda masculina é cheia de detalhes sutis que fazem a diferença. Um deles diz respeito aos botões do terno.

Se o paletó tem dois botões, quantos você deve fechar? O instinto é dizer “dois”, afinal, por que outra razão eles estariam ali?

Mas as coisas não são tão óbvias dentro do universo da moda masculina. Por isso, hoje vamos explicar como acertar nessa particularidade:

QUANDO VOCÊ ESTÁ EM PÉ

TERNO DE 2 BOTÕES

Este é o modelo mais popular hoje em dia. A regra é simples. Você deve deixar o último botão aberto e o de cima fechado.



TERNO DE 3 BOTÕES

Mais tradicional — e relativamente ultrapassado — o paletó de três botões tem um código flexível. O de baixo é aberto e o do meio fechado, mas o de cima você pode deixar como preferir.



TERNO DE 1 BOTÃO


Os ternos de um botão não são muito comuns. Mas se por acaso você tiver um modelo assim, ele deve ficar fechado.



TERNO DE ABOTOAMENTO DUPLO


Aqui no Brasil usa-se pouco o terno de abotoamento duplo, mas ele está em alta na Europa. Existe um botão interno chamado de “âncora” que deve ficar fechado, assim como o botão central. O de baixo fica aberto. No caso dos superiores, eles são apenas decorativas.



COLETEAproveitando que estamos falando do paletó, sobre o colete, feche todos os botões e, de preferência, deixe o último aberto.



QUANDO VOCÊ ESTÁ SENTADO


As regras acima se aplicam para quando você está em pé.

Vai sentar? Abra os botões por três motivos: (1) o terno não ficar enrugado; (2) impedir que os botões estourem; e (3) te deixar mais confortável.

Levantou? Abotoe de novo seguindo as dicas anteriores. A única exceção é o terno de abotoamento duplo, que deve estar sempre fechado.



A ORIGEM DESSAS REGRAS

É difícil dizer com exatidão qual é a origem dessas regras, pois é uma tradição antiga da moda masculina que se perpetuou com o tempo.

Mas a versão mais aceita é de que o rei inglês Edward VII, lá pelo fim do século 19, não conseguia fechar o seu último botão por estar acima do peso.

Seus súditos acabaram adotando o hábito por respeito, a moda pegou e os ternos passaram a ser desenvolvidos com este propósito até hoje.



E NO CASO DO BLAZER?

As regras que falamos acima são relativas ao paletó do terno. Quando você usa um blazer, que é mais casual, existe as coisas mudam um pouco.

Continua valendo as histórias de deixar sempre o botão inferior abertoe desabotoar tudo ao sentar.

Mas quando você está de pé, não é exigência fechar nenhum botão. Você pode deixar tudo aberto se quiser, criando um visual mais descontraído.




Fonte: www.elhombre.com.br/como-abotoar-seu-terno-as-regras-que-todo-homem-deveria-saber


11 visualizações
0